Ecologia da Saúde

Robin Stott propõe aqui soluções aos problemas-chave que afligem o nosso atual sistema de saúde. Se quisermos constituir um verdadeiro serviço de saúde pública e não um «serviço da doença», precisamos de introduzir mudanças significativas nos processos de tomada de decisões. Mostra-se de que maneira uma interação reforçada entre as pessoas pode contribuir para a promoção da saúde, para a justiça social e para a melhoria do ambiente. É delineado um programa para a constituição de organizações locais que tenham por objetivo a busca da saúde, as quais poderiam tornar-se unidades de governação ou gestão local.

Autor: Robin Stott
Páginas: 88
Preço: 10€
Ano de edição: 2011
ISBN: 978-972-8870-16-4
Coleção: Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade

Robin Stott exerceu medicina no Reino Unido, e estudou tanto a medicina ocidental como a medicina tradicional chinesa. Trabalhou também no Zimbabué com curadores tradicionais. Trabalha em várias organizações que procuram melhorar a comunicação e compreensão entre os vários sistemas de saúde. Quando escreveu este livro, presidia ao Medact – Grupo de Paz e Ambiente do Reino Unido e era porta-voz do Conselho Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear. Foi médico generalista consultor no Hospital de Lewisham, Londres, desde 1975 e foi Diretor Médico desse hospital de 1985 a 1997. Hoje aposentado.

Este livro é quarto título de uma série consagrada aos problemas mais prementes da economia e da sociedade em matéria de sustentabilidade e de futuro viável e foca um tema de interesse para médicos, terapeutas, profissionais de saúde em geral, e acima de tudo a todos os utentes dos serviços da saúde, bem como aos interessados em questões do desenvolvimento e a todos os que estão atentos às relações entre sociedades humanas e ambiente natural. A grande insatisfação com o fecho de urgências e outros serviços médicos em Portugal tem neste livro propostas de solução implícitas ao enfatizar a importância das comunidades locais.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s