Pequeno Livro de Aforismos – Seguido de Algumas Alumiações

” …Uma voz pessoalíssima, se não «inaugural» … impaciente obstinação em percorrer um caminho próprio, indiferente às convenções dominantes do género.”
Manuel António Pina, no prefácio

Autor: Vítor Oliveira Jorge
Páginas: 108
Preço: 10€
Ano de edição: 2008
ISBN: 978-972-8870-18-8
Coleção: UniVersos

Vítor Oliveira Jorge nasceu em Lisboa em 1948. Arqueólogo, professor universitário na Faculdade de Letras do Porto, autor de vasta obra científica, é igualmente poeta com mais de 14 títulos publicados.

Um dos livros do Autor foi caracterizado por Mário Cláudio como “…um discurso que se nos depara como relâmpago”. E da sua poesia disse Fernando Guimarães: “É uma poesia totalmente realizada na sua depuração”.

O também poeta Manuel António Pina, no prefácio da presente obra, refere-se assim à poética de Vítor Oliveira Jorge: “… hesita entre o abandono e a vigilância, a referencialidade imediata e a alusão (ou a conceptualização). Os versos curtos e entrecortados … coexistem, umas vezes pacífica, outras litigiosamente, com os longos, as estrofes regulares com as irregulares, e até a rima, que inesperadamente irrompe aqui e ali, parece ter uma função sobretudo desconcertante”.

Em pequena nota autobiográfica que antecede o volume, o próprio Autor se situa perante a sua obra: “… na poesia, como na arqueologia, como em geral, “na vida”, a minha postura é de aprendizagem permanente”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s