A Maldição das Bruxas de Ferrel

bruxasdeferrel

Um livro que enriquece a história contemporânea de Portugal, com minúcia e realidade  apesar da construção ficcional – a luta do povo de Ferrel, Peniche, em 1976,  para se proteger do projeto de construção de uma central nuclear . Os problemas energéticos vistos a uma luz rigorosa numa narrativa de mistério e aventura.

Autor: Mariano Calado
Páginas: 156
Preço: 10€
Ano de edição: 2006
ISBN: 972-8870-09-4
Coleção: Terra e Gente

O tratamento ficcional de duas sólidas realidades históricas neste romance, uma de final do século XVII, outra de há apenas uma geração – há apenas 30 anos! –, constituíram para o editor um motivo de imediata adesão e interesse. A narrativa sobre a resistência do povo de Ferrel à tentativa de imposição de uma central nuclear na sua freguesia vai ainda mais longe e não se limita a entretecer ficção e realidade, pois nela o que há de imaginado no enredo reforça e multiplica a densidade histórica do núcleo fundamental que Autor e editor viveram na época, cada um de seu lado, de mais perto ou de mais longe, como observadores participantes.

De tal forma que este romance-realidade transfere às gerações presentes, melhor que uma obra de historiografia pura, o que de facto se passou em Ferrel entre 1976 e 1982, e a dimensão nacional a que a aldeia então se guindou, num contexto aliás de carácter europeu e mundial, a que o desastre de Chernobil dez anos mais tarde, em Abril de 1986, daria uma iluminação ofuscante embora trágica, como que o negativo (Chernobil) de um positivo (Ferrel).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s