Construir a Esperança – Pessoas e Povos Desafiam a Globalização

construiraesperanca

Um conjunto de interessantíssimos casos de pessoas que se dedicam a criar alternativas económicas no próprio terreno. O trabalho que fazem e aquilo que vivem são um sinal de esperança para todos nós.

Organizador: John Feffer
Páginas: 152
Preço:  10€
Ano de edição: 2006
ISBN: 972-8870-02-7
Coleção: Vasto Mundo

Esta é uma história ainda não contada. É já vasta a literatura sobre o fenómeno da globalização, boa parte dela referida na lista de Contactos e Recursos inserida no final deste livro. Em português existem já algumas obras teóricas importantes, parte traduzidas, outras de autoria de estudiosos portugueses e brasileiros, como a notável série A Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização (dirigida por Boaventura Sousa Santos, Edições Afrontamento, Porto 2001-2003). Mas esta é uma obra de tipo diferente. Se a análise científica e teórica tem um papel insubstituível, também a história ao vivo de pessoas vivas ocupa um lugar nem sempre reconhecido no combate contra as injustiças mundiais. É esse o mérito deste Construir a Esperança.

Sem deixar de incluir algumas breves análises de carácter económico, social, ideológico e político, John Feffer e os seus colaboradores dão sobretudo voz à gente comum, numa extraordinária afirmação dos direitos da vida perante o ídolo sacrificador da globalização. Com a sua inspiração espiritualista e mesmo religiosa, este livro vai mais longe na audácia que algumas subtis análises académicas. Perpassam por estas páginas pequenos camponeses das Honduras, trabalhadores migrantes dos Andes, pobres e idosos das cidades da Bósnia, madeireiros do Camboja, trabalhadores mexicanos do vestuário, ativistas comunitários da Coreia, estudantes sensibilizados do Japão, e tantos outros. São modestas as tentativas que aqui vemos de criar alternativas, por parte daqueles que a globalização marginaliza.

Apesar disso, cada uma destas histórias dá um contributo para os contornos de um caminho diferente a construir, o caminho da esperança: responder às necessidades básicas dessas pessoas, melhorar as suas vidas de forma sustentável, e fazê-lo de modo culturalmente apropriado com base na participação ativa, na solidariedade e na aprendizagem recíproca. Na sua introdução a esta coleção notável, John Feffer explica resumidamente em que consiste a economia globalizada e os novos desafios que se levantam para dar resposta à concentração sem precedentes de poder por parte de certos países e das empresas globalizadoras.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s