Ecoaldeias

Descreve-se a história e o potencial do movimento pelas ecoaldeias, na perspetiva da sustentabilidade. Na encruzilhada dos problemas da energia, da vida social e da criação cultural. As ecoaldeias, comunidades locais no campo ou na cidade, têm por objetivo minimizar o seu impacto ecológico mas maximizar o bem-estar e a felicidade e têm vindo a multiplicar-se um pouco por todo o mundo, assentes num pensamento cuja origem se pode encontrar em Schumacher e Gandhi, no ecofeminismo e no movimento de educação alternativa. Este caderno aponta pistas para criar uma cultura de paz, holística, orientada para a educação integral da pessoa.

Autor: Jonathan Dawson
Páginas: 106
Preço: 10€
Ano de edição: 2010
ISBN: 978-972-8702-27-0
Coleção: Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade

Nos últimos anos, as ecoaldeias – comunidades locais que têm por objetivo minimizar o seu impacto ecológico mas maximizar o bem-estar e a felicidade – multiplicaram-se um pouco por todo o mundo, integrando uma grande riqueza de ideias e perspetivas radicais cuja origem pode encontrar-se em Schumacher, em Gandhi, no ecofeminismo e no movimento de educação alternativa.

Este caderno descreve a história e o potencial do movimento pelas ecoaldeias. As culturas indígenas e tradicionais, a economia alternativa como bancos e moedas comunitárias, a simplicidade voluntária, a permacultura, o desenho e o projeto com a natureza, a ecoconstrução, são algumas das linhas com que se tece este livro e o movimento que retrata.

A geração de energia em pequena escala, o tratamento de resíduos, sistemas de transportes de baixo impacto, a produção de alimentos de base local e por métodos biológicos, a revitalização de formas de governo de pequena escala e participativas, a mediação de conflitos, eis outros aspetos que caraterizam as ecoaldeias.

Numa época em que se aproxima a escassez de combustíveis fósseis, este caderno analisa o que podemos aprender com as ecoaldeias, como viver de forma mais ecológica, saudável e sustentável, como criar uma cultura de paz, holística, orientada para a educação integral da pessoa.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s