Ecologia Profunda – Dar Prioridade à Natureza na Nossa Vida

Uma nova filosofia para o nosso tempo, numa época de grandes catástrofes tecnológicas.

Autores: Bill Devall e George Sessions
Páginas: 290
Preço:  18€
Ano de edição: 2004
ISBN: 972-8870-01-9
Coleção: Terra e Gente

Esta publicação explora as influências filosóficas, psicológicas e sociológicas que alimentam hoje as perspetivas de defesa do ambiente e respectivos movimentos em todo o mundo. Este livro é um apelo às pessoas para que desenvolvam a consciência ecológica e a maturidade psicológica e apresenta sugestões específicas de ação direta que podem ser postas em prática pelos cidadãos.

A expressão ecologia profunda, cunhada em 1972 pelo filósofo norueguês Arne Naess, refere-se ao processo de colocar questões mais profundas acerca da Natureza, do carácter e da cultura. Enquanto a maior parte dos debates sobre política ambiental se relacionam com a distribuição do poder económico ou político e com a gestão dos recursos naturais, a ecologia profunda coloca questões no domínio da ética, dos valores e do conhecimento. Esta corrente de pensamento analisa os pressupostos antropocêntricos, que estão por trás da maioria das maneiras de ver a Natureza, e explora as virtualidades de uma consciência humana dotada de visão mais alargada.

O livro aborda as possibilidades de viver a vida de modo simples mas rico e de participar nas principais decisões relativas à interação humana com a Natureza, de maneira positiva e criativa. Defende-se nele uma alteração pela raiz do nosso entendimento e das nossas ações relativos ao mundo natural.

A consciência ecológica emergente, as limitações dos movimentos ambientais reformistas, o dualismo homem/Natureza e as utopias ecológicas são analisados pelos autores, que apresentam aplicações e desafios práticos para as gerações presentes e futuras. A ecologia profunda está a revelar-se como uma forma de criar um novo equilíbrio e harmonia entre os indivíduos, as comunidades e a totalidade da Natureza. Ela é a dança de uma nova revelação do Ser.

Deixe um comentário