Maravilhar-se – Reaproximar a Criança da Natureza

Este livro constitui, para além do seu enorme interesse específico em matéria de educação e natureza, uma homenagem à Autora, nos 50 anos (1962 – 2012) da edição de Primavera Silenciosa (Silent Spring), o livro que mais celebrizou duradouramente Rachel Carson, publicado pela primeira vez em setembro de 1962.

Autora: Rachel Carson
Páginas: 104
Preço: 12€
Ano de edição: 2012
ISBN: 978-972-8870-36-2
Coleção: Terra e Gente

Neste magnífico opúsculo, oferecido ao público português por um filósofo que desempenhou um importante papel na disseminação dos ideais ecologistas na cultura portuguesa, ao longo do último meio século, José Carlos Costa Marques, surpreendemos uma outra faceta da personalidade de Rachel Carson. Ao contrário da imagem esquemática de uma ciência utilitarista que reduz a Natureza a quantidades mensuráveis, para posterior manipulação tecnológica, este luminoso texto revela uma Rachel Carson animada por uma sensibilidade generosa e estética. Numa atitude de amor, marcadamente feminina, Carson combina o seu encanto pelas criaturas, com o seu empenho pedagógico (e maternal) pelo seu sobrinho.

Neste texto, o leitor respirará uma atmosfera mágica, como quem caminha sobre areia húmida, ou sobre neve fresca, numa noite resplandecendo ao luar. «Maravilhar-se» relembra-nos o mistério da existência. O facto de o mais importante já nos ter sido dado, como uma graça, em sentido teológico. Não admira que o primeiro impulso religioso tenha sido naturalista e panteísta, pois a Natureza será sempre a face de Deus, para os que Nele acreditam, e o sinal de um mistério que importa preservar para as gerações futuras, para os outros. Os que continuam à procura.
Viriato Soromenho-Marques, no prefácio

Deixe um comentário